27/02/2018

14:48

A colheita dura alguns dias, a silagem o ano todo

Fonte: Milkpoint

Estamos atravessando um período em que a maioria das fazendas está produzindo silagem de milho na safra. E, deste modo, é possível observar qual é o manejo de ensilagem adotado por estas propriedades, principalmente em relação à colheita.

A cada ano que passa mais colhedoras autopropelidas estão sendo utilizadas, principalmente por meio do serviço terceirizado. Como são máquinas que impressionam, muitos produtores pensam que a simples contratação deste equipamento trará benefícios para a sua silagem. Contudo, não é bem assim…

As colhedoras autopropelidas são equipamentos sofisticados que impressionam pelo potencial de colheita (tonelada/hora) e pela sofisticação dos ajustes. Porém, as mesmas sofrem desgastes como qualquer equipamento motorizado. A parte destas colhedoras que mais se desgasta é o processador de grãos, o qual é fundamental para quebrar completamente os grãos/sabugo (fator que potencializa o valor nutritivo da silagem e evitam perdas de amido, ou seja, dinheiro). Portanto, é necessário ficar atento se a colhedora contratada tem ou não um processador em condições adequadas de uso.

Somado ao desgaste do processador, há alguns prestadores de serviço que, de forma desonesta, desligam o processador de grãos com intenção de diminuir o consumo de combustível da colhedora, bem como para aumentar a velocidade de trabalho do equipamento. A Foto 1 evidencia uma silagem de milho que foi colhida por uma autopropelida com o processador desligado. Percebam que a maioria dos grãos ficaram inteiros. Este fato é sinônimo de prejuízos econômicos diretos para o produtor.

produção de silagem de milho - autopropelida

O monitoramento do processamento da forragem e dos grãos durante a colheita é a ferramenta ideal que o produtor possui para evitar este tipo de dano. Este monitoramento pode ser compreendido pelo artigo anteriormente publicado nesta seção (Silagem de milho: monitorar a colheita é fundamental).

Somado ao monitoramento, os produtores devem procurar por prestadores de serviço que possuem reputação positiva. Evitem ‘rifar’ a terceirização em função do menor orçamento porque a colheita dura alguns dias… a silagem o ano todo!

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio