25/05/2017

07:59

Levantamento da Conab amplia recorde da safra brasileira de grãos

Fonte: Globo Rural

Em novo levantamento, a Conab ampliou o recorde da safra brasileira de grãos. A companhia prevê que a safra deve passar de 230 milhões de toneladas.

Este é o oitavo levantamento da safra de grãos 2016/2017. A previsão da Conab é de que a produção recorde chegue a 232 milhões de toneladas, um aumento de 24% em relação à safra passada e de 1,7% na comparação com o balanço anterior. O alto número se justifica pelo aumento de 3,5% na área plantada e pelas boas condições climáticas.

Segundo a Conab, a produtividade cresceu em quase todas as regiões do país. “A produtividade da soja deve estar em torno de 3,4 mil quilos por hectare. Essa produtividade é muito acima da média do que se viu e no que observamos nas 20 safras anteriores”, explicou Haroldo De Oliveira Neto, superintendente da Conab.

A soja teve um crescimento de produção de 18,4%. O milho deve crescer quase 40% em relação à safra passada. Para o secretário-adjunto de Políticas Agrícolas, o escoamento está garantido, mesmo com uma safra tão grande. Em relação aos preços, Sávio Pereira diz que estão em queda. Mas, a redução pode ser compensada pela maior demanda da China.

“Surpreendentemente, a China a cada ano que se estima a demanda, ela acaba sendo superada. E nesse momento está acontecendo isso. A China está comprando mais do que o esperado”, falou Pereira.

A previsão de safra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é de R$ 233 milhões de toneladas, número pouco maior em relação ao levantamento da Conab.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio