22/05/2018

09:25

Programa 5S: como a gestão de qualidade pode aperfeiçoar as fazendas leiteiras?

Fonte: Milkpoint

Quem nunca se deparou com uma situação em que precisava de algo como uma ferramenta, ou uma peça, comprou e passado algum tempo, achou uma que tinha guardado? Ou então, precisou de um medicamento, e viu que o mesmo estava vencido? Ou ainda, seringas que não dosam corretamente, equipamentos desregulados, precisando de manutenção, vazamentos, compras desnecessárias, e muitas outras coisas. Estas situações são comuns em fazendas e empresas urbanas, e são o resultado de alguns comportamentos e atitudes de uma ou várias pessoas envolvidas, mas por outro lado, pode ser uma oportunidade para que um programa como o 5S seja implantado e apresente resultados.

5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão pós-guerra que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. É uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na fazenda por meio da consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. Atualmente, existem diversas versões e contribuições à filosofia original, mediante acréscimo de outros S e interpretações diversas, que, porém, mantêm a coerência com os princípios básicos.

Praticar os 5S é praticar “bons hábitos” ou “bom senso”. Apesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação, sua implantação efetiva não constitui uma tarefa simples, porque a essência dos conceitos é a promoção de mudança de atitudes e hábitos das pessoas pela convivência e experiência ao longo de suas vidas. As atitudes e hábitos decorrentes da prática dos 5S vão se chocar com os hábitos e atitudes incorporados à maneira de cada um agir.

O método é chamado de 5S porque, em japonês, as palavras que designam cada fase de implantação começam com o som da letra S. Cada “S”, corresponde a um “senso”, e para a execução e êxito do 5S, é importante compreender o significado da palavra “senso” e de cada um dos cincos sensos propostos pelo programa. Segundo definição apresentada pelo Dicionário Michaelis, senso é: “Faculdade de julgar, de raciocinar; entendimento. Siso, juízo, tino. Sentido, direção. Senso comum: modo de pensar da maioria das pessoas”, ou seja, este conceito remete à importância do envolvimento de todas as pessoas. Vamos ao significado de cada “S”:

SEIRI – Senso de utilização: Também conhecido como Senso de Descarte, esse senso aborda basicamente quanto a utilidade, ou seja, separar as coisas úteis das inúteis, dando um destino adequado para aquelas que, no momento e no ambiente atual, não são mais necessárias. Ao definir que algo é inútil não significa que poderá ser jogado fora, e sim que no momento não tem utilidade naquele local específico.

SEITON – Senso de ordenação: Neste senso a proposta é avaliar e repensar sobre como tudo está organizado e disposto na fazenda, de forma a encontrar um lugar para cada coisa e manter todas as coisas sempre em seus devidos lugares. Esta etapa do Programa é a que mais contribui para o “gerenciamento visual”. Também é conhecido como senso de organização, sistematização ou arrumação.

SEISOU – Senso de limpeza: Terminada a etapa do senso de utilização, ficou no local somente o útil, e está tudo em seu devido lugar. Mas e as condições? Esta etapa trata de limpar minuciosamente e cuidar do ambiente de trabalho, para evitar sujeira, acidentes e desperdício, sendo uma oportunidade para realizar uma inspeção nos equipamentos e instalações.

SEIKETSU – Senso de higiene: Muito conhecido também como Senso de Saúde, este é o senso para melhorar a qualidade de vida e segurança das pessoas. São implantadas ações que visem tornar saudável e seguro o ambiente de trabalho, zelando pela mente e pelo ambiente, garantindo qualidade de vida.

SHITSUKE – Senso de autodisciplina: Autodisciplina ou Ordem Mantida,  significa autocontrole, nova atitude para ter e manter as habilidades de fazer as coisas certas. Rotinizar e padronizar a aplicação dos “S” anteriores. Ter perseverança para a manutenção da prática e das melhorias de cada etapa.

A filosofia 5S induz a quebra de alguns paradigmas, que por sua vez, implica mudança. Estas mudanças serão efetivas, se houver mudança comportamental, o que não acontece da noite para o dia, sendo necessário a mudança de hábitos pelas pessoas. Recorrendo novamente ao dicionário, tem-se que hábito é a “disposição adquirida por atos reiterados”, sendo esta uma das justificativas para a perseverança na implantação do programa, e que o período de implantação não deve ser rápido, mas também, não pode ser muito demorado para não desestimular as pessoas.

Por que implantar o Programa 5S?

O Programa 5S é uma boa opção de auxílio na implantação de outros programas de gestão, porque melhora o moral das pessoas, incentiva a mudança cultural, reduz índices de acidentes, sendo também um exercício de administração participativa. É visto como uma ferramenta que oferece uma base consistente e que proporciona a todos seus integrantes o conhecimento necessário para o desempenho adequado de suas funções, resultando em produtos e serviços com melhor qualidade. Proporciona esse embasamento por ser um programa integrado, onde seus sensos agem interligados, proporcionando resultados surpreendentes em todos os aspectos da vida das pessoas e do ambiente organizacional.

É também um programa que resulta num grande entusiasmo nas pessoas, o que contribui para o desenvolvimento pessoal e maior eficiência nas atividades auxiliando para a efetividade dos objetivos e metas organizacionais. Diversos resultados podem ser atribuídos à implantação de um programa 5S, entre eles destacam-se:

  • Melhora a qualidade de vida das pessoas envolvidas, transformando o ambiente da fazenda, e a atitude das pessoas;
  • Aumenta a produtividade da fazenda, por uma melhor gestão dos processos e diminuição de desperdícios, e redução de custos;
  • Cria um ambiente onde todos se sentem melhor;
  • Provoca mudança de comportamento;
  • Estimula a melhoria das atitudes das pessoas;
  • Promove a revisão de hábitos e costumes;
  • Facilita a localização dos objetos;
  • O ambiente se mantém mais limpo e organizado;
  • As pessoas passam a se orgulhar daquilo que fazem;
  • As relações interpessoais tornam-se mais saudáveis;
  • Otimiza o tempo das pessoas;
  • Contribui para a preservação do meio ambiente;
  • Reduz as perdas com acidentes no trabalho;
  • Reduz o retrabalho, aumentando a produtividade nas tarefas;
  • Melhora a imagem da fazenda;
  • Cria o hábito de medir tudo o que se faz.

Embora possa apresentar muitos dos resultados acima, a implantação do Programa 5S também pode ser comprometida por falhas, entre as quais destacam-se a falta de entendimento dos conceitos envolvidos, uso de uma metodologia inadequada para implantação, pressa na execução, ou então fazer os 5S para os outros.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio