26/09/2018

09:55

VITALLTECH DO BRASIL participa da Pork Expo 2018

Começa nesta quarta-feira, dia 26, em Foz do Iguaçu (PR), a “PorkExpo 2018 e IX Congresso Internacional de Suinocultura”, no Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. Abordando o tema “A Carne do Amanhã – Essa Missão é Nossa”, a 9ª edição vai promover uma grande celebração do que a suinocultura brasileira tem de melhor.

Dez mil participantes, entre executivos de empresas, pesquisadores, professores, profissionais e produtores de vinte países vão acompanhar quarenta palestras, feira de negócios, premiação e participar da festa de congraçamento que comemora uma história que está completando dezesseis anos. Um período marcado por ciclos bem definidos, como nos últimos dois anos. O segmento vinha com bons resultados no início de 2017, mas o país foi sacudido pela Operação Carne Fraca, quando a sanidade das carnes brasileiras foi colocada em dúvida no mundo inteiro. Neste ano, a Rússia, compradora de 40% das exportações da carne suína brasileira, cancelou as importações sob a alegação de presença de ractopamina em cortes suínos, provocando um tombo nos embarques. Para piorar, o preço do milho avançou, embalado por perdas climáticas internas e pela guerra comercial entre EUA e China. E a soja foi na esteira, turbinada pela disparada do dólar. Em São Paulo, o prejuízo do suinocultor chegou a R$ 50 por animal abatido.

A situação permanece difícil e a ameaça de um tabelamento dos fretes assusta, mas a virada do semestre trouxe alento em várias frentes. No front externo, conseguimos redirecionar volumes para outros países, como China, Hong Kong, Uruguai, Chile e Angola. E Coréia do Sul e Peru prometem compras brevemente. Podemos fechar o ano com embarques de 620 mil toneladas, contra quase 700 mil toneladas no ano passado. O que não deixa de ser uma prova de recuperação. Sem falar na turbulência que pode atingir os mercados internacionais pela ocorrência da Peste Suína Africana (PSA), que já atingiu o Leste da Europa, a Ásia, África, Rússia e o Japão. No Brasil, a PSA foi erradicada em 1984 e o país declarado área livre da doença. Por último, os preços internos melhoram pouco, mas melhoram, e as campanhas consistentes de marketing estão conseguindo manter o consumo per capita da proteína pelo brasileiro em torno dos 15 quilos.

Inserida neste cenário, a Pork 2018 vai trazer conceituados palestrantes nacionais e internacionais, com uma série de experiências para destacar, divulgar e debater os pilares do futuro da suinocultura: Economia e Mercado, Qualidade de Produção da Carne Suína, Inovação, Tecnologia e Produtividade, Gestão e Manejo. Além de assistir as palestras do IX Congresso Internacional de Suinocultura, os participantes terão acesso a uma série de eventos paralelos: cursos nas áreas de Produção, Nutrição e Sanidade; Feira de negócios; Reuniões técnicas de empresas; Melhores trabalhos científicos; Prêmio Oinc e a “Chopada” de confraternização nos estandes, na noite de encerramento do Congresso. “É aqui que o evento pretende estimular o debate sobre como vamos nos preparar para atender essa demanda”, explica Flávia Roppa, diretora da Safewayagro, organizadora do evento e presidente da PORK EXPO 2018.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio