ma missão veterinária de Hong Kong inspecionará frigoríficos produtores de carne bovina, suína e de aves, a partir desta segunda-feira, 11 de dezembro, até a próxima quinta-feira, 14. No roteiro sugerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) serão auditados quatro frigoríficos no estado de São Paulo. Os chineses também foram convidados a visitar uma propriedade no interior paulista e o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Campinas, São Paulo. Luís Rangel, secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, disse que “Hong Kong é um grande mercado para a carne brasileira. Apesar dos problemas registrados com a carne do Brasil em 2017, foi um dos clientes mais compreensivos. Não bloqueou nossas exportações, mas fez uma série de exigências de verificação, o que era de se esperar”.
Dados do sistema Agroestat do Mapa registram que o Brasil embarcou US$ 14,2 bilhões em carnes para Hong Kong em 2017. A meta de Hong Kong é entender melhor a inspeção sanitária brasileira e propor ao Mapa uma lista inicial de empresas aptas a exportar. “Eles querem ter a certeza de que as plantas que vendem carne para Hong Kong estão sob a vigilância do Ministério”, esclareceu Rangel. “Na última semana de videoconferência com as autoridades sanitárias daquele país para apresentar as credenciais do Brasil. Espero que a missão veterinária retorne a Hong Kong confiante no sistema de defesa sanitária brasileiro”.
Chile – Na próxima semana chegam ao Brasil veterinários do Chile para fazer auditorias em abatedouros de suínos e aves de Santa Catarina. Está prevista a fiscalização em sete frigoríficos. Os chilenos permanecem em Santa Catarina de 11 a 21 de dezembro.