18/04/2018

08:52

Brasil vai ampliar exportação de carne suína para Coreia do Sul e China

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou nesta terça-feira (17/04) a abertura de novos mercados às carnes brasileiras. Em comunicado o ministro informou que a Coréia do Sul representa um novo mercado que se abrirá para o Brasil. Os coreanos irão importar a carne suína brasileira, fornecida pelo estado de Santa Catarina, por ser área livre da febre aftosa sem vacinação. As tratativas serão concluídas nos próximos dias.

“Além disto está sendo acertada para maio, possivelmente nas primeiras semanas do mês, a vinda da “tão esperada missão da China, para ampliação do número de plantas frigoríficas autorizadas à embarcarem todos os tipos de carnes (bovina, suína e de aves) aquele país”, adiantou Maggi.

O ministro explicou ainda que está em fase final a reabertura do mercado da Rússia à carne suína brasileira.  O ministro já enviou carta às autoridades sanitárias russas informando as medidas adotadas pelo Brasil para viabilizar a volta dos embarques aquele mercado. As exportações à Rússia foram suspensas em dezembro de 2017, sob a alegação de presença de ractopamina em cortes suínos. Está prevista para o próximo dia 24 de abril, reunião entre autoridades sanitárias do Brasil e da Rússia para os acertos finais à retomada do comércio.

Também estão em fase final as negociações para início das exportações de carne bovina para a Indonésia. A missão técnica da Indonésia chegou nesta segunda-feira (16/04) ao Brasil e vai ficar no país até a sexta-feira (20/04), visitando frigoríficos em diversos Estados. Posteriormente, serão definidos os detalhes para a elaboração do Certificado Sanitário Internacional (CSI) que viabiliza os embarques do produto.

 

As informações são do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio