Em Uberaba (MG) exposição é virtual e deve faturar mais do que em 2019
Desta vez não haverá a presença de criadores de zebu de todos os Estados brasileiros comentando a evolução genética de raças como nelore, brahman, guzerá, tabapuã, gir leiteiro e outras de sangue indiano, no Parque Fernando Costa. A 13ª ExpoGenética, que começa neste sábado (15/8), em Uberaba, Minas Gerais, será realizada virtualmente por conta da pandemia.
As expectativas dos diretores da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no entanto, são bastante otimistas. É que leilões, outras exposições e eventos agropecuários que adotaram o sistema virtual estão tendo êxito e os comentários enfatizam que o modelo veio para ficar.
A ExpoGenética é uma feira singular. Apresenta a evolução genética das raças zebuínas ao longo das décadas de seleção feita aqui no país. “A expectativa é ótima, é um modelo novo, mas tenho certeza que este formato prevalecerá. Importante é que teremos um público nacional e internacional”, explica o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.
Segundo ele, serão realizados debates, rodadas de negócios, leilões e muita informação técnica de qualidade, tudo virtualmente, pela TV e pela internet.
“O tema escolhido é 360º do Melhoramento Genético. Reformulamos o conceito de feira virtual e elevamos a ExpoGenética a um nível que o nosso setor ainda não conhecia. Em um cenário sem precedentes, a ABCZ inova e cria estratégias para garantir a realização da maior feira técnica de zebuínos do mundo”, diz.
Segundo ele, “o caráter técnico da ExpoGenética foi mantido, mas com uma abrangência ainda maior que o virtual possibilita”. Para isso, foi montado no Parque Fernando Costa uma estrutura com estúdios e os equipamentos necessários.
A estrutura permitirá a realização de debates técnicos e palestras relacionadas ao melhoramento genético e ao agro após a Covid-19, além da exibição de eventos tradicionais como o lançamento do Sumário de Touros PMGZ/Geneplus, esperado pelos selecionadores.
Outra novidade é que o Parque Fernando Costa foi todo filmado em 360 graus, possibilitando ao público – com um clique – visitar virtualmente os pavilhões e conhecer mais sobre os principais trabalhos de seleção zebuína no país.
Serão 5 horas diárias de programação técnica que será transmitida ao vivo pelos canais oficiais e site da ABCZ das 7 horas às 12 horas. A feira vai realizar 14 leilões. Supera assim a sua edição 2019, quando foram promovidos 13 remates e movimentados R$ 28,6 milhões.
A Expogenética termina domingo, dia 23.
Fonte: Revista Globo Rural