Há expectativa de que os exportadores brasileiros enviem volumes expressivos de carne para o mercado do Leste Europeu
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) estão promovendo uma campanha de promoção da carne suína e da carne de frango do Brasil na Rússia, país visitado recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro.
Realizada pela agência CAP Amazon e com a mensagem “Quality you can trust – a long—term partnership” (na tradução livre, “Qualidade que você pode confiar – uma parceria de longo prazo”), a ação acontece ao longo do mês em outdoors, relógios de rua, pontos de ônibus, entre outros, instalados na área turística de Moscou, ao redor do Centro de Exposições e da famosa Praça Vermelha. Ao todo, são 69 pontos de publicidade na região central da cidade.
O objetivo é fortalecer as marcas internacionais Brazilian Chicken e Brazilian Pork em um momento estratégico para o setor. Recentemente, a Rússia anunciou a liberação de uma cota de 100 mil toneladas para importação de carne suína e há expectativa de que os exportadores brasileiros enviem volumes expressivos para o mercado do Leste Europeu.
Ao mesmo tempo, os exportadores brasileiros também buscam expandir a participação da carne de frango no mercado russo, que já é um dos principais destinos da proteína animal do Brasil.
Hoje, a Rússia está entre os 10 maiores importadores da carne de frango do Brasil, com 105,9 mil toneladas embarcadas em 2021 (equivalente a 2,4% do total), uma receita de US$ 167,3 milhões no período. A Rússia também se destaca entre os destinos de carne suína, com 9,2 mil toneladas importadas no ano passado (equivalente a 0,8% do total), com receita de US$ 23,8 milhões.