Lançado pela brasileira Inprenha, iniciativa é resultado de aliança com a USP de Ribeirão Preto e teve investimento de R$ 6 milhões da SP Ventures
Uma empresa brasileira de biotecnologia para pecuária lançou um produto que promete aumentar a taxa de prenhez bovina em até 15%, reduzir a mortalidade embrionária e elevar a produtividade das matrizes.
A projeção é baseada em dados obtidos em cerca de 20 fazendas de São Paulo, Minas Gerais, Pará, Goiás e Mato Grosso, 75% delas de gado de corte. Para produzir a Tolerana Bovinos, que já está sendo distribuída, a Inprenha fez aliança com a USP de Ribeirão Preto e recebeu investimento de R$ 6 milhões da SP Ventures desde 2015.
O produto é administrado diretamente no útero do animal e atua na imunorregulação da gestação, adesão celular, vascularização de endométrio e placenta. O registro junto ao Ministério da Agricultura foi obtido no primeiro semestre de 2020 – atualmente, já há patente concedida em 17 países, incluindo Estados Unidos, Japão, China, Brasil, Rússia e África do Sul.
Erika Morani, CEO da Inprenha, afirma que a Tolerana Bovinos pode ser usada em gado de leite e de corte. “Será uma ferramenta importante para o pecuarista brasileiro escalar sua produtividade e melhorar sua rentabilidade, já que, além de aumentar as taxas de sucesso da inseminação, diminui o intervalo entre os partos e reduz custos de produção”, explica.
Fonte: Revista Globo Rural