A campanha “Carne de porco: bom de preço, bom de prato” foi entregue para a cadeia da suinocultura e varejo para impulsionar a venda de proteína
Num momento de instabilidade e desafios financeiros para os suinocultores, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) acredita que se torna ainda mais imprescindível trabalhar para impulsionar e fortalecer cada vez mais o consumo da proteína suína no mercado brasileiro, que vem sendo conquistado ano após ano e já alcança um patamar de consumo superior a 18 kg per capita. Para isso, a Associação desenvolveu a segunda edição da campanha Carne se Porco: bom de preço, bom de prato, que alcançou quase 1 milhão de reais em vendas de carne suína em grandes, pequenos e médios varejos pelo Brasil durante o ano de 2021.
Este ano com o slogan “Mais economia, mais oferta e mais sabor”, a campanha volta com foco em preço baixo e economia, um novo design, peças digitais e para PDV e jingle. A diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, explica um pouco da estratégia da campanha: “Fizemos a adequação para o momento atual, trazendo o conceito já elogiado pelos produtores com uma nova roupagem. Agregamos mais economia, mais oferta e mais sabor na nossa estratégia de impulsionar a venda dos cortes mais baratos e populares, como o pernil, da bisteca, da barriga, da costela e do copa-lombo, para mostrar que com carne suína tem economia todo dia. Vamos ocupar esses espaços e escoar um pouco da super oferta da produção nacional, e o varejo nacional está conosco nessa missão. O momento pede ação e a comunicação gera essa reação. Convocamos a todos os atores da cadeia nesse propósito!”
A campanha foi apresentada durante um evento realizado pela ABCS na última quinta-feira (2), para toda a cadeia da suinocultura e foi entregue na primeira semana de fevereiro para todos os contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), associações de produtores, suinocultores, frigoríficos, empresas do setor e grupos de varejo que vão multiplicar a iniciativa junto de seus parceiros. Na ocasião, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, destacou a importância desse tipo de trabalho e do empenho junto aos estados para distribuir a campanha e impulsionar o consumo de carne suína. “O movimento de impulsionamento do consumo precisa ser uma iniciativa de toda cadeia. Estamos aqui trabalhando dia e noite para mudar a realidade da suinocultura brasileira, o material está disponível e precisamos fazer com que essas informações cheguem no consumidor.”, finalizou.
A campanha já chegou às mãos também das maiores redes de varejo em faturamento do país, como o Carrefour, o Grupo Big e o GPA, responsável pelas bandeiras Extra e Pão de Açúcar, que já são parceiros da ABCS em outras iniciativas, como a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). Para a Gerente Nacional de Suínos do Carrefour, Maria Rosilene Sousa Costa, “O material é incrível! Precisamos comunicar que existem cortes para o dia a dia, que tem opções mais baratas de proteína, que temos mais alternativas para o churrasco, e que suíno é para todos os bolsos! No Carrefour temos lâminas semanais e estou sempre colocando dois cortes suínos para darmos opções de proteína mais em conta. Na última semana do mês faremos o festival de suínos, justamente quando o poder de compra do consumidor estiver mais curto.” A campanha estará também nas gôndolas do grupo Big, segundo confirmou o Gerente Sênior de Aves e Suínos do Grupo, David Buarque, “Vamos montar uma comunicação para as lojas do Grupo Big, seguindo esta estratégia!”
Os esforços dos grandes varejos serão somados a atuação das associações estaduais, como é o caso de, em Minas Gerais, a gerente geral da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap/Coosuiponte), Paula Gomides, que declarou a importância da atuação das associações estaduais. “Essa ação mostra que temos condições de movimentar e contribuir com o consumo de carne suína internamente, de maneira estratégica e bem organizada. Apesar do momento desafiador, o que precisamos é criar, nos reinventar, ter resiliência para que possamos encontrar alternativas para levar aos nossos produtores. E a Assuvap, junto aos seus associados, se coloca nesse lugar, onde juntos iremos levar a campanha aos supermercados e açougues locais, que serão os responsáveis pela conexão junto ao nosso consumidor.”, concluiu.