04/07/2022

11:26

ABCS solicita ao MAPA prioridade na inclusão da carne suína na merenda escolar

A entidade nacional reforça a importância de incluir a carne suína nos programas de aquisição de alimentos por parte dos órgãos públicos

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) levou para a Câmara Setorial de Suínos e Aves do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na última terça-feira (28), o tema inclusão da carne suína e de seus derivados nos programas de aquisição para a merenda escolar (PNAE), e outros programas de aquisição de alimentos por parte dos órgãos públicos (PAA/Alimenta Brasil). A pauta é prioritária para a ABCS e visa promover uma alimentação nutritiva e fomentar a participação dos suinocultores nos diversos municípios do Brasil.

O pleito é uma demanda da ABCS junto às suas afiliadas, e vem sendo debatido com o MAPA desde o primeiro trimestre deste ano, disse a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke. “Já tivemos reuniões com a equipe da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do MAPA e debatemos sobre as diversas formas de incentivos para realizar a inclusão da carne suína nos programas de aquisição de alimentos por parte dos órgãos públicos. Hoje queremos reiterar o pleito perante a Câmara e compartilhar com o grupo a necessidade desta demanda, tendo em vista a crise que os produtores enfrentam, e também pela carne suína atender todas as características nutricionais, de qualidade dos produtos cárneos, e da grande competitividade em relação à carne bovina. Nos cabe incentivar o aumento do consumo interno desta proteína que está presente em todas as regiões do Brasil”, explicou Ludtke.

Representando a SAF do MAPA, esteve presente a coordenadora-geral substituta de acesso a Mercados, Maria Antônia Moreira da Silva, que na oportunidade explicou que o tema é prioridade da Pasta e que a inclusão da carne suína na merenda escolar e nas compras governamentais será pauta da próxima reunião do grupo gestor do projeto Alimenta Brasil. Ainda na oportunidade, Charli se colocou à disposição para explanar sobre a importância do tema para a suinocultura nacional nas agendas dos grupos de trabalho. “A participação dos suinocultores de diversos municípios para que a carne suína possa ter acesso ao mercado da merenda escolar e das compras governamentais fortalecerá os diversos elos da cadeia (produtores, cooperativas, frigoríficos, associações), e assegurará a sustentabilidade da propriedade rural dos pequenos e médios produtores no campo, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do meio rural.”

Como encaminhamento, o presidente da Câmara, Ricardo Santin sugeriu que o ofício detalhando o tema, elaborado pela ABCS, seja repassado às equipes competentes do MAPA, pela Câmara, com objetivo de fortalecer a demanda

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio