20/07/2020

08:10

Após suspensões, China faz inspeção virtual para habilitar novos frigoríficos no Brasil

Ao mesmo tempo que suspendeu a autorização de exportação de seis frigoríficos brasileiros, a China tem realizado inspeções remotas em busca de novos fornecedores de proteína animal no Brasil.

No último mês, dois frigoríficos foram inspecionados pelo país, revelou Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), durante a segunda live sobre Covid-19 em frigoríficos promovida pela Revista Globo Rural, na quinta-feira (16/7).

“Eles suspendem temporariamente e, ao mesmo tempo, buscam outros fornecedores porque estão absolutamente demandantes”, observou Turra. Ele ressaltou que, apesar do maior rigor chinês com as cargas, “não há nenhuma razão científica” para que os produtos sejam testados. Por isso, a indústria brasileira não tem se preocupado em testar embalagens para exportação.

“Mesmo que a nossa indústria estivesse realizando esse trabalho de testagem em embalagens, a gente ficaria a mercê porque, depois, isso é manuseado por outras pessoas tanto no transbordo de carregamento quanto no descarregamento”, destacou Decio Coutinho, presidente executivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), ao ressaltar a segurança sanitária dos produtos brasileiros.

No primeiro semestre deste ano, a China já importou 941,7 mil toneladas de carne do Brasil, volume 87,3% superior ao registrado em igual período do ano passado. Desse total, 230,7 mil toneladas foram de carne suína, montante quase três vezes superior às 92,3 mil toneladas exportadas nos seis primeiros meses de 2019.

 

Fonte: Revista Globo Rural

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio