18/09/2023

09:44

Biosseguridade na Suinocultura – Prioridades e Normativas para 2023

Fonte: VitallTech do Brasil®

A suinocultura desempenha um papel fundamental na indústria agropecuária brasileira, fornecendo proteína de alta qualidade para o mercado interno e externo. Para garantir a saúde dos animais, a qualidade dos produtos e a sustentabilidade do setor, a biosseguridade é um aspecto crítico. Em 2023, no Rio Grande do Sul, as normativas e diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), assumem um papel ainda mais central na promoção da biosseguridade na suinocultura.

É crucial que os produtores e outros atores da suinocultura compreendam e implementem as diretrizes estabelecidas para colher os benefícios que um correto programa de biosseguridade fornece. A biosseguridade em granjas de suínos consiste em medidas para evitar a entrada e propagação de doenças no rebanho.

As principais medidas são o isolamento da granja, em distância segura, de possíveis focos de vetores, além de cercamento da propriedade. Também fazem parte dessas medidas a lavagem e sanitização das instalações, a restrição de visitas, o vazio sanitário entre cada lote, o programa de vacinações, o isolamento e tratamento de animais que adoecem. O uso de água potável e tratada para alimentação dos animais, bem como para higiene, é indispensável.

O rigoroso controle de qualidade dos ingredientes de ração, o tratamento correto dos efluentes e o destino correto dos resíduos das pocilgas e dos animais que morrem na granja integram o rol de medidas para garantir a qualidade do rebanho. Essas práticas devem ser combinadas com o fluxo de animais entre as várias fases de produção e com as práticas de manejo, bem-estar animal, capacitação dos operários e com o programa de Boas Práticas de Produção e sistema de gestão da qualidade.

A VitallTech do Brasil® consta com profissionais altamente capacitados para oferecer soluções e implantação das práticas e gestão de qualidade. Além disso, dispomos em nosso portfólio a linha VitallClean® e VitallAcid® com produtos desenvolvidos com tecnologia de ponta capazes de vencer qualquer desafio.

Um correto programa de lavagem e desinfecção reduz os níveis de infecção, garantindo a saúde e o bem-estar dos animais, indispensáveis para o máximo desempenho. A utilização de produtos que atendam às exigências dos desafios apresentados em cada situação é imprescindível para que as ações implementadas proporcionem resultados positivos.

Conversem com a gente e conheçam as soluções que podemos oferecer para seus desafios.

 

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio