Embarques brasileiros aos países árabes só perdem para China e Estados Unidos
Segundo a chefe operacional do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Dubai, Karen Jones, o Brasil tem potencial para explorar novos mercados com os Emirados Árabes – atualmente o terceiro maior parceiro comercial, atrás apenas da China e dos EUA.
Em encontro promovido para a imprensa nesta segunda-feira (21) nos Emirados Árabes Unidos, Karen destacou alguns produtos com alto valor agregado nos negócios internacionais. “É interessante pensar nos Emirados Árabes não apenas como um país de destino, mas também um centro de reexportação”, disse.
Entre os principais produtos brasileiros importados pela península arábica estão as carnes, o minério de ferro, os derivados sucroalcooleiros, os cereais e a soja. Em 2021, o Brasil exportou US$ 2,3 bilhões e importou US$ 977 milhões , a conta gerou um superávit de US$ 1,3 bilhão para o país.
Os Emirados Árabes Unidos são um dos principais importadores de ovos in natura e processados, dos 11,3 mil toneladas exportadas, 6,9 mil toneladas foram adquiridas pela península.
Com relação às carnes, o agronegócio brasileiro especializou-se na obtenção do certificado halal. que respeita preceitos do islã e evita o sofrimento do animal. O Brasil está entre os maiores produtores de proteína halal do mundo.
“Os Emirados são uma região onde a segurança alimentar é uma preocupação muito grande. Os Emirados são um país que importa mais de 80% do que consome, em termos de alimentos e bebidas, é aí onde o Brasil se posiciona melhor, como parceiro estratégico”, explica a chefe operacional.
Com informações da Agência Brasil