17/07/2020

10:06

Capim-limão pode reduzir em 33% as emissões de metano por bovinos, indica estudo

Trabalho foi feito por pesquisadores a pedido da rede de fast food Burger King, apontando menor impacto ambiental do confinamento com a adoção do ingrediente na dieta dos animais.

A rede de fast food Burger King anunciou uma mudança na alimentação de vacas e bois em confinamento, com o objetivo de reduzir em 33% as emissões diárias de metano e, consequentemente, o impacto ambiental desse sistema de criação. Considerada um dos principais poluidores da atmosfera e agravante do efeito estufa, a substância está presente nos gases emitidos pela digestão dos bovinos.

Um estudo global da rede foi conduzido pelos cientistas Octavio Castelan, PhD da Universidade Autônoma do Estado do México, e Ermias Kebreab, Phd da Universidade de Davis (Califórnia, Estados Unidos). O trabalho concluiu que a adição de 100 gramas capim-limão à dieta prescrita para os animais ajuda a diminuir as emissões do gás.

A iniciativa teve início nos Estados Unidos e no México. No Brasil, o Burger King se uniu à JBS já neste segundo semestre, passará a adicionar a planta na dieta de mais de 95 vacas e bois criados em confinamento para observar os resultados localmente.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a criação e produção de gado bovino responde por aproximadamente 14,5% das emissões globais de gases. Estimativas apontam que as cerca de 1,3 bilhão de vacas do mundo contribuiriam com 23% do efeito estufa.

Em comunicado, o Burger King informou que a iniciativa faz parte dos seus compromissos com a redução de sua pegada ambiental, além de continuar buscando melhorias no bem-estar animal junto a seus fornecedores parceiros. Todo o resultado será público, assim como os dados obtidos nos Estados Unidos e México.

Nos Estados Unidos, a partir dessa semana, em restaurantes de Miami, NY, Austin, Portland e Los Angeles, consumidores já poderão provar sanduíches feitos com carne proveniente de vacas e bois que emitem menos metano.

Um vídeo educacional sobre o processo dirigido por Michel Gondry, vencedor do Oscar, e apresentado por Mason Ramsey, foi lançado também esta semana.

Fonte: Globo Rural

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio