12/01/2024

10:58

Carne de frango: distribuição (volume e receita cambial) entre as 23 UFs que exportaram o produto em 2023

Fonte: AviSite

Com um integrante a mais que no ano retrasado (Acre), o quadro de Unidades Federativas (UFs) brasileiras exportadoras de carne de frango em 2023 contou com 23 participantes. Mas a maior parte continuou com o Centro-Sul, responsável por 99,83% do volume total exportado. Juntos, os estados do Nordeste e Norte responderam por apenas 0,17%, sendo as duas únicas Regiões a registraram queda de volume e de receita.

Mas o desempenho nas outras três Regiões não foi muito homogêneo. Por exemplo, no Sul (78% do volume total exportado e da receita cambial auferida), as exportações gaúchas retrocederam (2% em volume; quase 4% em receita), enquanto as paranaenses ficaram com receita ligeiramente negativa (queda próxima de meio por cento), a despeito do aumento de cerca de 10% no volume embarcado. Ainda assim o Sul encerrou 2023 com um aumento de 7% no volume exportado e receita ligeiramente positiva (+0,18%).

Entre as quatro UFs do Centro-Oeste (segunda maior regiões exportadora – cerca de 12% do volume e da receita), o retrocesso ficou restrito apenas ao Mato Grosso do Sul (-8,39% no volume; -4,40% na receita, este último um resultado que indica melhora no preço médio), o que garantiu à Região um aumento próximo de 11% no volume e de cerca de 6,5% na receita.

No Sudeste, o volume exportado aumentou pouco mais de 10% e a receita cambial menos de 3%. Espírito Santo e Rio de Janeiro puxaram o resultado para baixo. De toda forma o Espírito Santo (a exemplo do Mato Grosso do Sul) esteve entre as poucas UFs que obtiveram, em 2023, alguma melhora no preço médio do produto exportado.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio