01/02/2021

07:55

Carne de frango ganha competitividade ante dianteiro bovino, diz Itaú BBA

De acordo com analista, para cada quilo da proteína bovina, o consumidor brasileiro consegue adquirir quase três quilos da carne de frango

 

Na média histórica, para cada um quilo de carne bovina do dianteiro, o consumidor brasileiro conseguia comprar dois quilos de carne de frango, de acordo com o analista de mercado Cesar de Castro Alves, do Itaú BBA. No ano passado, com a alta generalizada na arroba do boi, a relação chegou a superar três quilos da proteína da ave para cada um quilo dos cortes bovinos. Este ano, a proporção se mantém próxima desse patamar.

O analista não acredita em baixas significativas nos preços do frango, pois os custos de produção estão bastante altos, principalmente com milho e farelo de soja em patamares elevados. “Claro, depende também do lado da produção. Se o produtor trabalhar muito acelerado, a produção pode aumentar e pressionar os preços”, diz.

Apesar disso, segundo ele, é comum que até abril as cotações cedam um pouco. Diante disso, há certo receio no setor, pois os custos podem não acompanhar as baixas na proteína e pressionar ainda mais as margens dos criadores, que já estão apertadas.

Castro Alves lembra que nem mesmo as notícias de melhora no clima para a safra de soja foram suficientes para reduzir os preços do farelo, que em algumas regiões está cotado acima de R$ 3.000. “Eventualmente, isso pode acontecer se o dólar cair muito. Mas não acho que isso vai se configurar”, diz.

Tendência para a carne de frango

Caso a oferta de gado disponível para abate caia este ano, o analista diz que a carne de frango pode ganhar ainda mais competitividade no mercado interno. Além disso, com o fim do auxílio emergencial e a economia ainda em recuperação, a tendência é que o consumidor opte pela proteína de aves, que costumam ser mais baratas.

Fonte: Canal Rural

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio