17/11/2023

11:24

Consumo de carne suína ganha preferência dos consumidores

Comparando o primeiro trimestre de 2021 com o mesmo período de 2023, a pesquisa da Kantar apontou um crescimento notável de quase 5% no consumo de carne suína in natura

O mercado de proteínas no Brasil passou por transformações significativas nos últimos anos, e um estudo recente da Kantar revela mudanças marcantes nos hábitos de consumo, especialmente no que diz respeito à carne suína in natura.

Comparando o primeiro trimestre de 2021 com o mesmo período de 2023, a pesquisa da Kantar apontou um crescimento notável de quase 5% no consumo de carne suína in natura. Mais impressionante ainda, a participação dessa categoria dobrou nas escolhas dos consumidores, representando um aumento expressivo de 97,83% em comparação com 2021. O estudo destaca que a versão in natura ganhou preferência, enquanto produtos processados como salsichas e linguiças perderam espaço.

Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ao Centro de Assessoria e Pesquisa de Mercado (CEAP) em 2021 revelou insights valiosos sobre o perfil do consumidor de carne suína. A frequência de consumo é bem distribuída. 34% consumindo entre duas e três vezes por semana, e 27% optando por uma vez a cada sete dias. Outro dado curioso, é que 70% dos entrevistados preferem carne sem adição de temperos.

A pesquisa da ABPA indicou que o supermercado é o local preferido para a compra de carnes de frango, suína e ovos. Já o açougue ocupa o segundo lugar. Essa preferência pode refletir não apenas a conveniência, mas também a ampla oferta de opções e a confiança dos consumidores nos produtos disponíveis nesses estabelecimentos.

Lívia, diretora de marketing da ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), destaca que a carne suína se tornou mais acessível, contribuindo para seu crescimento no consumo. Além disso, ela ressalta o papel crucial do setor na desmitificação da proteína suína, combatendo a desinformação por meio de campanhas educativas. Essas iniciativas têm impactado positivamente a percepção do consumidor, resultando em um aumento significativo no consumo.

Diante desses dados, é evidente que a carne suína in natura está conquistando espaço no paladar dos brasileiros. O setor, por meio de estratégias eficazes e esforços educativos, continua a moldar positivamente a trajetória do consumo de proteínas no país. À medida que o mercado evolui, as perspectivas para a carne suína permanecem promissoras, destacando-se como uma escolha cada vez mais popular entre os consumidores brasileiros.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio