Com o objetivo de incentivar o consumo nacional, a Semana Nacional da Carne Suína, que acontecerá a partir do dia 26 de setembro, visa neste ano colocar o produto em quase 600 estabelecimentos comerciais de 17 estados e no Distrito Federal. O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Sebrae, tendo como parceiros supermercados e redes de varejo. O evento realizado desde 2013 inclui capacitação de colaboradores para informar sobre qualidade do produto e oficinas gastronômicas que se estenderão também durante o mês de outubro.
A Associação colocou à disposição dos parceiros comerciais materiais com conteúdo interativo, fotos, vídeos, receitas e informações nutricionais para dar suporte ao relacionamento com clientes. O mercado doméstico é responsável pelo consumo entre 80% a 85% da produção nacional. As exportações de carne suína in natura repetiram no primeiro deste ano praticamente o mesmo resultado de igual período do ano anterior, atingindo 294 mil toneladas. Houve crescimento na arrecadação com as exportações de carne suína in natura, que é a mais valorizada no mercado internacional, tendo alcançado UU$ 598,6 milhões, valor 29,9% superior aos U$460,6 milhões do mesmo período de 2016.