15/04/2024

08:25

Crise leiteira no RS exige intervenção do Estado

Gadolando destaca a necessidade de ações semelhantes às implementadas em Minas Gerais, onde o governo local adotou medidas decisivas, como a suspensão de benefícios aos importadores de leite

Nos últimos anos, o setor leiteiro do Rio Grande do Sul tem enfrentado uma crise, com perdas de produtores e uma cadeia produtiva fragilizada. Os produtores locais, representados pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), estão fazendo um apelo urgente ao governo estadual por medidas de intervenção para reverter essa situação.

A Gadolando destaca a necessidade de ações semelhantes às implementadas em Minas Gerais, onde o governo local adotou medidas decisivas, como a suspensão de benefícios aos importadores de leite, visando proteger e recuperar o setor. Os produtores gaúchos clamam por iniciativas similares que possam revitalizar e reorganizar toda a cadeia produtiva.

O presidente da Gadolando, Marcos Tang, ressalta que nos últimos dez anos, o estado perdeu cerca de metade de seus produtores de leite, representando um golpe severo para muitas famílias. Tang destaca que as ações tomadas até o momento, tanto em nível federal quanto estadual, têm gerado poucos benefícios palpáveis para os produtores.

Tang enfatiza a importância de medidas específicas por parte do governo estadual, citando exemplos de outras regiões que adotaram abordagens unilaterais para proteger a produção local. Ele aponta a taxação de empresas que utilizam leite importado em seus produtos como uma medida eficaz para fortalecer a cadeia produtiva local e garantir a sustentabilidade do setor.

Além disso, Tang ressalta os desafios enfrentados devido à inundação de importações, especialmente dos países do Mercosul, que têm prejudicado tanto os produtores quanto as indústrias locais. Ele enfatiza a necessidade de ações locais para enfrentar esses desafios, reconhecendo as diferenças entre os estados, mas destacando a urgência de uma resposta eficaz para os produtores de todo o país.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio