20/04/2021

16:18

Dicas: Nutrição Animal | Doença de Glasser

Causada pela bactéria Gram-negativa Glaesserella parasuis, é uma doença inflamatória sistêmica.
No Brasil, casos clínicos de doença de Glässer são cada vez mais frequentes, desencadeados por diversos sorovares de G. parasuis. Atualmente, 15 sorovares são conhecidos.
Impacto: altamente negativo. Prejuízos diversos no desempenho dos animais, aumento de custos com antibióticos e elevação das taxas de mortalidade
Como os animais se infectam? É naturalmente encontrado no trato respiratório superior dos animais. Quando há uma alteração no equilíbrio, o H. parasuis tende a se multiplicar e causar a doença. Os principais fatores são: mistura de lotes com diferentes sorovares, circulação de cepas de G. parasuis altamente virulentas e uso de vacinas com potencial de proteção cruzada limitada ou mesmo ausente.
Falhas de ambiência e fatores estressantes, como variações de temperatura, ventilação inadequada, lotação excessiva e transporte dos animais, constituem fatores de risco importantes.
Prevenção: A forma mais eficaz de prevenção e controle é a vacinação, desde que as cepas adequadas sejam escolhidas. Antes da vacinação, o isolamento e a sorotipagem das cepas comumente encontradas no rebanho devem ser feitos para o desenvolvimento de uma vacina autógena eficaz.
☎ (54) 3361.1736
📱 (54) 9 9900.3399
✉ vitalltechdobrasil@vitalltech.com.br
➡ Fale conosco pelo WhatsApp: https://bit.ly/326HdJp

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio