22/09/2020

14:30

É neste domingo! Final do Freio de Ouro promete disputa acirrada

O acesso ao local das provas será restrito por conta da pandemia, mas os fãs de cavalos crioulos poderão acompanhar online.

O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), será palco de mais uma final do Freio de Ouro. Os campeões da edição 2020 serão definidos entre 23 e 27 de setembro, durante a Expointer Digital.

E este ano foi marcado pela persistência dos crioulistas, que precisaram adequar as provas à nova realidade imposta pela pandemia da Covid-19 e remanejar as datas das classificatórias nacionais. “Estamos chegando a esta final do Freio de Ouro em um ano muito difícil, mas com a sensação do dever cumprido”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Francisco Fleck.

Apesar das restrições, cavalos e ginetes mantiveram os treinamentos intensos, e Fleck diz que isso se refletirá em mais uma final de alto nível, com disputa acirrada pelo pódio. “Fizemos cinco classificatórias e estamos realizando uma final com apenas um mês de atraso. Foi um sucesso e esperamos um Freio de alta qualidade já que lá no Bocal de Ouro, por exemplo, já tivemos uma demonstração desta qualidade dos animais”, conta.

A final vai seguir o Protocolo de Enfrentamento à Covid-19 nas atividades da raça crioula, desenvolvido em parceria com a Santa Casa de Porto Alegre, por isso a entrada ao local da prova é restrita. O acesso é concedido somente às pessoas diretamente envolvidas com a atividade, sendo elas: expositores, de preferência no máximo dois; um tratador; um veterinário e um ginete por animal. Crianças com menos de 12 anos de idade não poderão acessar o local.

 

O julgamento ficará a cargo do trio de avaliadores Gustavo Silveira Rodrigues, Luciano Corrêa Passos e Mário Moglia Suñe na categoria das fêmeas, enquanto nos machos os jurados serão Lauro Varela Martins, Leonardo Rodrigues Teixeira e Thiago Schilling de Ávila. Sem a presença de público, os espectadores poderão conferir as provas pela transmissão pelo YouTube e nas redes sociais da ABCCC e no Lance Rural!

Confira a programação

21 de setembro de 2020 (Segunda-feira)
8h às 20h – Início da entrada dos animais do Freio de Ouro

22 de setembro de 2020 (Terça-feira)
8h às 20h – Continuação da entrada dos animais do Freio de Ouro

23 de setembro de 2020 (Quarta-feira)
8h às 12h – Término da entrada dos animais do Freio de Ouro
14h às 15h30 – Exame de admissão Freio de Ouro – Fêmeas
15h30 às 17h – Exame de admissão Freio de Ouro – Machos

24 de setembro de 2020 (Quinta-feira)
8h30 – Morfologia do Freio de Ouro – Fêmeas
14h – Morfologia do Freio de Ouro – Machos

25 de setembro de 2020 (Sexta-feira)
7h – And./ Figura/ VSP/ Esb. – Fêmeas
Cont. And./ Figura/ VSP/ Esb. – Machos

26 de setembro de 2020 (Sábado)
8h – Prova de Mangueira – 1ª fase (Fêmeas e Machos)
14h – Prova de Campo – 1ª fase (Fêmeas e Machos)

27 de setembro de 2020 (Domingo)
12h – Início da transmissão ao vivo
12h30 – Abertura oficial do 39º Freio de Ouro
13h – Prova de Mangueira – Fase Final
14h45 – Prova Bayard/ Sarmento – Fase Final
15h50 – Prova de Campo – Fase Final
17h – Entrega de prêmios – Freio de Ouro

 

Fonte: Canal Rural

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio