13/03/2023

11:38

Enriquecimento Ambiental na bovinocultura

Fonte: VitallTech do Brasil®

Muito se fala sobre bem-estar animal, mas você sabe a importância do enriquecimento ambiental nesse contexto?
Em sistemas intensivos da bovinocultura existem limitações tanto comportamentais quanto físicas para os animais confinados, o que acarreta estresse, agitação, ansiedade e consequentemente limitações na produção.
Com isso, busca-se formas de amenizar esses problemas. E um dos métodos que vem ganhando força no mercado é o uso de artifícios de estímulo através do enriquecimento ambiental.
Mas o que é isso?
São ações como a inclusão de objetos ou distrações no espaço em que o animal vive, estimulando o comportamento natural do animal e assim melhorando sua qualidade de vida.
Como exemplo, citamos as escovas automáticas, que buscam satisfazer as necessidades comportamentais, oferecendo conforto e a higiene. Os aspersores e nebulizadores de água promovem o resfriamento do animal e a dissipação do calor, reduzindo o estresse térmico. E a música, que vem ganhando espaço na produção animal, busca o relaxamento e o favorecimento da relação humano/animal.
Aliados a uma nutrição de precisão, esses métodos surgiram como uma estratégia para favorecer o desempenho dos animais e com isso possibilitando uma maior produção e ganhos aos produtores.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio