19/11/2020

07:53

Falta de gado faz frigoríficos de carne bovina do MT operarem com só 54,7% da capacidade Valor é 15,7 pontos percentuais menor do que o registrado em outubro do ano passado, de acordo com levantamento do Imea

Os frigoríficos de carne bovina do Mato Grosso, principal Estado produtor do país, operaram com pouco mais da metade (54,7%) da capacidade instalada em outubro, segundo levantamento feito pelo Instituto de Economia Agropecuária do Estado (Imea).

O percentual é 15,7 pontos percentuais inferior ao observado em igual mês do ano passado, quando a indústria mato-grossense operava com 64,5% da capacidade. Na comparação com setembro, a queda é de de 3,5 pontos percentuais.

“Esse cenário é explicado pela redução no abate de vacas, e, mesmo que a oferta de bovinos machos de confinamento tenha aumentado, não foi suficiente para elevar o abate total”, explica o Imea.

A escassez de animais prontos para abate tem reduzido o volume de abates no país. Segundo os dados preliminares da pesquisa trimestral do IBGE, o abate de bovinos no Brasil registrou queda de 10,8% de julho a agosto deste ano quando comparado a igual período do ano passado.

Com relação ao processamento de suínos, o Imea aponta que o menor alojamento nas granjas no primeiro semestre de 2020 tem limitado a oferta de animais no Estado, o que reduziu o desempenho dos frigoríficos. O instituto diz que o uso de capacidade instalada foi de 72,04% em outubro, ante 73,99% em setembro deste ano e 77,95% em outubro de 2019.

No caso de aves, embora os frigoríficos mato-grossenses tenham operado em outubro com uma capacidade 9% inferior ao registrado no ano passado, houve avanço de 0,4 ponto percentual em relação a setembro, com 55,77% de uso da capacidade instalada no Estado.

De acordo com pesquisadores do Imea, as integradoras da região Centro-Sul elevaram o alojamento de animais nos últimos meses, o que ajudou a reduzir a elevada capacidade ociosa observada na região.

 

Fonte: Revista Globo Rural

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio