09/06/2020

15:47

Força da pecuária vai impulsionar Brasil para fora da crise, projeta agrônomo

O Giro do Boi desta segunda, 08, exibiu vídeo de uma visita recente que o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, fez à Fazenda Igarapé, no município de Igarapé Grande, no estado do Maranhão.

A propriedade é uma referência na pecuária de corte para a região, sediando anualmente seu tradicional dia de campo (já foram 19 edições até aqui) para mostrar seu sistema produtivo como caso de sucesso. 

Além do trabalho exemplar do ponto de vista estritamente pecuário, a fazenda não deixa a desejar na gestão de pessoas. Em meio à pandemia, os funcionários estão todos usando máscaras e álcool em gel para diminuir as chances de contaminação pelo coronavírus na fazenda. “Está todo mundo protegido, usando máscara, álcool em gel. A fazenda não está parando, está tocando, trabalhando. Estamos lidando com o gado, aqui nós estamos fazendo a silagem. Vocês vão ver aqui o processo que a gente tá fazendo e os cuidados que a fazenda está tomando para se proteger do coronavírus”, apresentou Wagner Pires.

“Todo mundo está se cuidando, agora não é por isso que a fazenda vai parar. A fazenda está trabalhando, está produzindo silagem e não para”, reforçou.

“Nessa pandemia a gente está todo o dia a dia no campo, todo dia acompanhando gado, a parição de, embriões de vacas PO, e cada dia mudando lote por lote, fazendo rodeio, mudando (de piquete), botando mineral e assim é a luta do dia a dia”, confirmou Antônio Sousa, que integra a equipe da fazenda. “A gente anda preparado, com máscara, álcool em gel que anda no bolso, todos preparados”, frisou o profissional, responsável direto pelo manejo de cerca de 800 vacas, incluindo fêmeas PO e as receptoras dos embriões, que estão prestes a parir ou a entrar em estação de monta.

Ao testemunhar o trabalho duro da fazenda, Wagner Pires celebrou o fato de que no pós-pandemia, a força da pecuária vai servir de locomotiva para impulsionar o Brasil para fora da crise. “Pessoal, fazenda não pode parar. “O pecuarista precisa entender é que vai passar esse coronavírus e a hora que voltar, a pecuária vai estar com força, com gado gordo para a gente tirar o Brasil da situação que ele está”, projetou.

“Enquanto o Brasil todo está descansando, está dormindo ainda, olha o nosso agronegócio! O nosso agronegócio já está trabalhando, está fazendo silagem, está cuidando do gado, está colhendo e está plantando. Meus amigos, esse é o agro! […] O agro não dorme, o agro não para, o agro produz, põe alimento na boca do brasileiro e do mundo. Então, gente, nós temos que agradecer a Deus que a gente tem um país que é agro. A gente tem que valorizar e respeitar esse produtor. Vamos sair desta crise do coronavírus, se Deus quiser, mas quem vai tirar o Brasil dessa crise é o agronegócio, que não para! Um abraço!”, finalizou.

 

Fonte: Canal Rural

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio