25/07/2022

07:55

Há mais de 30 anos, família segue investindo em gestão e nutrição animal

Tradicionalmente, a atividade leiteira é passada entre gerações da própria família. E para os produtores e sócios Gustavo Grams e Darciano Bergamin, não foi diferente.

“Há 34 anos a família de meu pai trabalhava com vaca leiteira. Lembro que tínhamos 4 vacas no início. O plantel aumentou ao longo dos anos até que chegamos a ter em torno de 40 animais a pasto. Para darmos conta desse crescimento, juntamente com meu cunhado Darciano, necessitamos contratar funcionários, além da mão de obra familiar. Há quase dois anos decidimos investir em compost barn para podermos ampliar o número de animais e também a produtividade. Hoje estamos com 80 vacas em lactação”, destacou Gustavo.

As palavras de Gustavo resumem um pouco dos desafios de quem tem a pecuária leiteira como atividade. E para superar os desafios, é preciso ter gestão da propriedade e investir em melhorias, tanto em estruturas físicas como, principalmente, em nutrição.

Perguntado sobre o enfrentamento dos desafios na bovinocultura de leite, Gustavo frisou a necessidade de se fazer investimentos no setor.

“Com o passar dos anos fomos percebendo que, para nos mantermos na atividade e termos retorno, precisaríamos investir, senão o próprio cenário nos tiraria do negócio. É uma cadeia onde temos que acompanhar a evolução e as necessidades do mercado. Por exemplo, tínhamos 40 vacas a pasto e a necessidade de aumentar o plantel, porém a mão de obra e a dificuldade de controle (doenças, barro, alimentação) não nos permitia esse aumento. Então decidimos fazer novo investimento e passar a produção para o sistema compost barn. Era investir ou parar. E como sabemos e gostamos do que fazemos, a decisão foi investir”, enfatizou.

Na propriedade também é cultivado o milho para a produção de silagem, grande diferencial no gerenciamento de custos, junto com uma dieta específica, que aproveita melhor os nutrientes.

“Termos produção própria da silagem ajuda a diluirmos e gerenciarmos melhor o custo, além da qualidade do alimento. Tivemos uma estiagem que prejudicou o milho e tivemos reflexos na produtividade. Porém, com a assessoria da VitallTech do Brasil®, criamos uma dieta específica e diminuímos essa queda, estabilizando a produtividade diária de cada animal”, frisou Gustavo.

Sobre a parceria com a VitallTech®, o produtor também se disse satisfeito.

“Em quase dois anos que estamos utilizando produtos da VitallTech, o resultado positivo é visível. Recebemos periodicamente a visita do responsável, conseguimos fazer análises necessárias e temos todo o suporte que precisamos dentro da nutrição, o que reflete positivamente na produção; estamos muito bem assistidos e satisfeitos com a VitallTech®”, exclamou Gustavo, ressaltando a qualidade do produto e seus benefícios.

VitallTech do Brasil®

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio