21/03/2022

08:02

Importância do correto balanceamento de minerais no pré-parto de vacas leiteiras

A produção de leite tem passado por considerável intensificação nas últimas décadas, com isso a elevada produtividade dos rebanhos exige a utilização de dietas balanceadas para todas as categorias.

Dentre as etapas de produção, a fase do pré-parto é muito importante para o futuro da propriedade, pois é neste momento, antes ou durante o parto, que a vaca pode ter toda sua lactação comprometida. Nessa fase, as vacas passam por várias adaptações metabólicas e hormonais, o que as deixam propensas a diversas doenças pós-parto que prejudicam a produção de leite e o desempenho reprodutivo subsequente (DA CUNHA et al., 2021).

No início da lactação, as exigências por cálcio aumentam drasticamente. Por exemplo, logo após o parto, uma vaca produzindo cerca de 10kg de colostro por ordenha irá eliminar cerca de 23g de cálcio numa única ordenha. Isso representa cerca de 8 a 10 vezes a quantidade total de cálcio sanguíneo numa vaca de 600kg. Para que o equilíbrio entre a excreção de cálcio no colostro e leite e as concentrações sanguíneas de cálcio seja mantido, a vaca de leite terá que mobilizar cálcio do tecido ósseo e aumentar a sua absorção intestinal (BERCHIELLI; PIRES; OLIVEIRA, 2011).

A estratégia eficaz para minimizar distúrbios e corrigir esta demanda por Ca são as dietas aniônicas. Esta metodologia consiste em determinar a Diferença catio-aniônica da dieta (DCAD) e fornecer maior concentração de ânions em relação aos cátions. Os mais importantes cátions da dieta são o sódio, potássio, cálcio, magnésio; e os ânions são cloro, enxofre e fósforo.

Com o fornecimento balanceado desses minerais aniônicos, vários efeitos fisiológicos são desencadeados no organismo das vacas, o que ocasiona o aumento da concentração de cálcio circulante, a liberação de cálcio para glândula mamária, o aumento da atividade de vitamina D e a mobilização do cálcio para a circulação sanguínea (CAVALIERI e SANTOS, 2001). Esses efeitos no metabolismo beneficiam diretamente o sistema imune das vacas, minimizando a incidência de distúrbios como a hipocalcemia, deslocamento de abomaso, mastite, cetose e retenção de placenta.

Embasada nessas pesquisas, a VitallTech do Brasil® desenvolveu o núcleo aniônico Vitalltech Bov Pré-parto, destinado para formulação de dietas de vacas no pré-parto. Este produto conta com o correto balanceamento de minerais aniônicos, apresenta os benefícios dos óleos essenciais e das leveduras, conta com o adsorvente de micotoxinas na sua fórmula, o que potencializa ainda mais a imunidade do seu rebanho, e conta com a inclusão de Cromo, o que melhora o metabolismo energético das vacas. Ou seja, Bov Pré-parto é fundamental para diminuir os transtornos no período de transição, reduzir os custos e aumentar a lucratividade na atividade através da eficiência na produção de leite.

VitallTech do Brasil®

Referências

 

BERCHIELLI, T. T.; PIRES, A. V.; OLIVEIRA, S. G. Nutrição de Ruminantes. 2. ed. Jaboticabal: Funep, 2011. 616 p.

CAVALIERI, F. L. B., SANTOS, G. T. (2001). Balanço catiônico-aniônico em vacas leiteiras no pré-parto. Disponível em: http://www.nupel.uem.br/balanco.pdf. Acessado em 25 de fevereiro de 2022.

DA CUNHA, L. T. et al. Prevenção da Hipocalcemia Puerperal em vacas leiteiras com a utilização de dieta aniônica no pré-parto Prevention of Puerperal Hypocalcemia in dairy cows with the use of anionic diet in the prepartum. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 11, p. 104328-104334, 2021.

SANTOS, J. E. P.; SANTOS, F. A. P. Novas estratégias no manejo e alimentação de vacas pré-parto. In: SIMPÓSIO SOBRE PRODUÇÃO ANIMAL. 1998. p. 165-214.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio