17/07/2017

08:16

Lideranças gaúchas debateram a cadeia do leite em Brasília

Fonte: Fetag-RS

Cadeia do leite – A cadeia leiteira do Rio Grande do Sul tem sofrido inúmeros impasses nos últimos meses com a importação de matéria-prima do Mercosul, o que tem impactado na redução do número de famílias envolvidas na atividade, fato gerador da saída destas do meio rural.

Com o objetivo de controlar as importações lideranças gaúchas estiveram em Brasília, entre elas a FETAG-RS, Instituto Gaúcho do Leite (IGL) e Sindilat. O Presidente da FETAG-RS e Presidente do IGL, Carlos Joel da Silva esteve presente nas audiências para buscar soluções à situação preocupante.
As lideranças estiveram em audiência com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde foram recebidos pela Coordenadora de Acesso a Mercados do Ministério – Ana Lúcia e o Diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do MAPA – João Maria dos Anjos. Na oportunidade foi solicitado ao Governo que realizasse o controle das cotas da importação vindas do Uruguai e que este verificasse a possibilidade de as licenças para importação não serem automáticas conforme o atual modelo. As lideranças também solicitaram que sejam efetuadas compras governamentais para que se regularize o estoque no período de safra, para que não haja desestímulo ao produtor de leite.
Ainda em Reunião com o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Caio Rocha, ficou deliberado o diálogo entre as entidades do setor no Rio Grande do Sul para fortalecer a cadeia produtiva e criar instrumentos legais para o nivelamento do setor. Uma reunião para os próximos dias está agendada.
Para Carlos Joel da Silva, as audiências solicitadas pelo Dep. Federal Covatti Filho foram de grande valia para o setor leiteiro, pois segundo o dirigente foi possível explanar ao governo a real situação enfrentada tanto pelos produtores como também pelas indústrias e cooperativas. Joel reitera que é urgente e necessário a valorização da matéria-prima local, e vê com preocupação o posicionamento do governo.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio