24/01/2022

09:56

Limpeza e desinfecção de sistemas de ordenha contribuem para qualidade do leite

É visível que a pecuária leiteira tem obtido enormes avanços na melhoria da qualidade do leite em anos recentes, com o incremento de tecnologias na nutrição animal e manejo.

Porém, um dos pilares básicos para manter a produção de leite de alta qualidade é a adequada limpeza e desinfecção de equipamentos de ordenha e tanques. Trata-se de uma medida básica, mas que ainda não faz parte do cotidiano de grande parcela de produtores e técnicos, como pode ser comprovado por um levantamento promovido pelo Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), divulgado pela Embrapa.

Resultados apresentados por laboratórios de qualidade que compõem a Rede Leite apontam que a CBT, a qual é um índice muito afetado pela limpeza, ainda é o ponto mais crítico em termos de qualidade do leite.

Os resíduos de leite que se aderem às superfícies dos sistemas de ordenha são locais ideais para a multiplicação bacteriana, que contamina o leite durante a ordenha, pois o fluxo de leite retira essas bactérias e as carreiam para dentro do tanque resfriador, elevando significativamente a contaminação do leite produzido nessas condições, mesmo que o produtor conte com um excelente sistema de resfriamento do leite e rebanho com bom controle de mastite. O principal objetivo da limpeza e desinfecção é fazer com que o equipamento não aumente a carga microbiana do leite após a sua ordenha.

Neste cenário, a VitallTech do Brasil® possui em seu portfólio produtos que possibilitam aos produtores uma correta limpeza e desinfecção dos sistemas de ordenha, tanto em circuitos fechados como manuais.

O VitallClean® Levegel é um detergente levemente alcalino indicado para limpeza manual de ordenhas. Além de ser biodegradável, é um produto concentrado com alto poder de penetração e remoção de gorduras, de fácil aplicação e enxágue. Já o VitallClean® Germigel é um desinfetante líquido germicida formulado especialmente para desinfecção de circuitos fechados em inox. Também biodegradável, possui ação germicida, viricida e bactericida.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio