03/12/2020

07:52

Método identifica herbicidas em pastagem

Testes vão ajudar a dar segurança à produção do capim para gado leiteiro.

Um método capaz de detectar até sete tipos de químicos diferentes foi aperfeiçoado por cientistas da Embrapa Meio Ambiente (SP). Com apenas uma análise será possível observar a presença e a quantidade de herbicidas usados para controlar plantas daninhas em cultivo de capim-elefante.

Conhecida por produzir grande quantidade de biomassa, a gramínea é usada na geração de energia é muito empregada na alimentação de gado leiteiro, na produção de álcool, carvão e geração de eletricidade. Por isso, é importante saber se os animais estão consumindo alimento seguro.

Os herbicidas costumam ser usados para controle de daninhas no capim-elefante, que podem causar perdas de até 42% em matéria seca se não manejadas corretamente. A análise é capaz de detectar resíduos dos sete herbicidas estudados (metsulfurom-metilico, atrazina, clorimurom-etilico, halossulfurom-metilico, metsulfurom-metilico, nicossulfurom e S-metolacloro).

Ainda não existem produtos registrados específicos para capim-elefante no Brasil. Por isso as pesquisas são fundamentais a fim de evitar perdas de produtividade e de qualidade de forragem. Além disso, esses estudos poderão subsidiar os trabalhos visando a obtenção de registros de herbicidas para capim-elefante no Ministério da Agricultura.

Como foi o trabalho técnico

De acordo com Assalin, o objetivo foi otimizar e validar um método multiresíduo confiável para a  determinação e quantificação de resíduos de herbicidas em capim-elefante utilizando cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas de alta resolução.

A quantificação dos resíduos de pesticidas em capim elefante baseou-se no método QuEChERS (do inglês Quick, Easy, Cheap, Effective, Ruged and Safe), que consiste em metodologia moderna e bem conhecida de preparação de amostras na área de análise de resíduos de pesticidas, seguida da determinação por cromatografia liquida acoplada à espectrometria de massas.

O método permite a extração de inúmeros compostos em uma única análise, constituída das etapas de extração, empregando um solvente orgânico; separação, por uma etapa de salting out (pela adição alguns sais); seguida da fase de limpeza, para eliminação de compostos que são coextraídos do capim-elefante e podem interferir na quantificação dos pesticidas de interesse. A espectrometria de massas é um método de alta confiabilidade que gera resultados de forma rápida, fácil, com custo acessível e alta qualidade.

O método deve ser empregado em um projeto em parceria com a Embrapa Gado de Leite (MG). Trata-se do primeiro estudo a este respeito no mundo e foi publicado em uma edição especial do periódico internacional Austin Environmental Science. O estudo pode ser conferido aqui.

 

Fonte: Agrolink

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio