24/04/2020

10:08

Ministra destaca ações durante a pandemia

Garantir a manutenção da cadeia agropecuária é prioridade

Contornar os problemas ocasionados pela pandemia do novo coronavírus é uma necessidade global, ação que tem mobilizado o governo federal brasileiro, como afirmou a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, durante uma videoconferência com ministros e secretários de Agricultura dos países das Américas. O encontro que teve como foco garantir um cenário positivo pós-crise ocorreu na tarde de quarta-feira (22)

Durante a conversa, a ministra citou ações de apoio para manutenção da cadeia agropecuária brasileira com o objetivo de garantir o abastecimento interno e externo (para quase 200 parceiros comerciais) e estabelecimento de protocolos de segurança sanitária nas agroindústrias.

“Nosso esforço inicial foi para garantir condições adequadas à colheita, com normalidade, da safra recorde que o Brasil está alcançando neste ano. Divulgamos orientações e medidas de proteção para preservar a saúde dos produtores rurais. Atuamos junto às cadeias logísticas para manter o abastecimento interno. Na indústria, estabelecemos protocolos para manter as fábricas operando e proporcionar tanto a sanidade de nosso produto quanto a segurança epidemiológica de nossos trabalhadores”, afirmou.

Ainda de acordo com Tereza Cristina, outras medidas visam o acesso dos produtores ao crédito e antecipação de benefícios e garantias, como forma de assegurar renda para pequenos, médios e agricultores familiares. Iniciativas que os órgãos federais trabalham em conjunto no enfrentamento da pandemia para integrar as políticas públicas.

Referente ao mercado externo, a ministra destacou que o Brasil permanece como um “parceiro confiável, responsável e solidário” e defendeu a não imposição de barreiras ao comércio mundial de alimentos, assim como a remoção das existentes.

“Acreditamos ser essencial, nesta crise, não apenas evitar a imposição de barreiras momentâneas ao comércio de alimentos, mas redobrar os esforços para remover aquelas que já existem. Intensificam-se, com razão, as preocupações quanto à resiliência dos sistemas agroalimentares. Estamos demonstrando que a forma mais eficiente e sustentável de assegurar tal resiliência é justamente com a liberalização comercial responsável”, ressaltou.

Para ela, as ações de cada país e a mobilização regional devem ter os seguintes objetivos: manutenção das atividades do campo, do funcionamento das fábricas e da entrega dos produtos agropecuários.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio