09/06/2022

08:14

Nutrição de precisão: suplementação mineral para bovinos leiteiros

Fonte: VitallTech do Brasil®

Ao utilizarmos uma dieta formulada para vacas em lactação com média de 25 litros/dia, utilizando como ingredientes a silagem de milho, farelo de soja e milho moído, podemos calcular a quantidade de cada macro e micro mineral será consumida pela vaca (Tabela 1).
Através das equações propostas pelo NRC 2021, conseguimos estimar as exigências de cada um desses elementos minerais (Tabela 2). Desta forma podemos identificar qual elemento mineral é necessário à suplementação e a quantidade que devemos fornecer. Como podemos ver na Tabela 2, na coluna “Necessidade de suplementação”, as exigências de praticamente todos os elementos não são atendidas pela dieta fornecida aos animais, o que evidencia a importância de fornecermos suplementos/núcleos com matéria-prima de qualidade que garantam alta biodisponibilidade para absorção aos animais e com níveis específicos para cada categoria e/ou sistema de produção, garantindo assim um dos requisitos da Nutrição de Precisão, sem onerar a produção pelo excesso e nem prejudicar os animais pela deficiência.
O NRC (National Research Council) é conhecido como a principal base de trabalhos científicos sobre formulação de dietas de bovinos, servindo de base para zootecnistas e profissionais da área estabelecerem a melhor dieta para os animais. Em 2021 o NRC passou a se chamar NASEM – National Academy of Sciences, Engineering and Medicine (Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina).

Tabela 1 – Concentração e quantidade ingerida de macro e micro minerais de dieta formulada com silagem de milho, farelo de soja e milho moído, para atender as exigências de uma vaca com 600 kg de PV com produção de 25 litros/dia.

*Composição de minerais extraído do NRC 2021.
Tabela 2 – Exigências e consumo de macro e micro minerais de dieta formulada com silagem de milho, farelo de soja e milho moído, para atender as exigências de uma vaca com 600 kg de PV com produção de 25 litros/dia.

A VitallTech do Brasil® desenvolve as linhas de suplementos/núcleos para bovinos leiteiros aplicando o conceito de nutrição de precisão, ou seja, produtos formulados para atenderem com exatidão as necessidades de cada categoria animal e fase de produção. Além disso, oferece o acompanhamento de nutricionistas habilitados para aplicar e desenvolver a eficiência nutricional do seu rebanho, respeitando as particularidades de cada propriedade e rebanho.

VitallTech do Brasil®

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio