17/04/2020

13:36

Por que fazer silagem de milho?

No mundo todo, mais ou menos metade do custo da produção de leite é oriundo da alimentação dos animais. Desse custo de alimentação, dois terços equivale ao concentrado e um terço ao volumoso. No entanto, muitos produtores acabam querendo economizar no volumoso (na semente, na adubação, no cuidado com a lavoura), mas não economizam na hora de comprar concentrado, que é o maior custo.
O que custa caro hoje na alimentação das vacas são os concentrados. Assim, com um volumoso de alta qualidade, seja silagem, pastagem ou feno, é possível reduzir o uso de concentrado e, com isso, reduzir o custo da alimentação dos animais, viabilizando, assim, a atividade pecuária.
A silagem de milho é um dos principais componentes da alimentação de bovinos seja na produção de leite ou de carne.
Por que se faz silagem de milho?
A resposta a essa pergunta engloba cinco motivos principais:
1) Alta produção de massa por hectare, o que viabiliza até pequenos produtores a utilizarem silagem de milho;
2) Alta qualidade nutricional. Existem outras culturas que fornecem uma massa muito alta também, mas o milho, além disso, possui também uma qualidade nutricional muito elevada que permite uma alta produção de leite.
3) “Fácil” manejo de cultura, de forma que tanto produtores iniciantes como os mais experientes conseguem produzir bem.
4) Facilidade de fazer a ensilagem. Com poucos recursos e poucos equipamentos, e com baixo custo, é possível fazer essa forragem conservada.
5) Baixo custo por quilo de matéria seca em comparação a outros alimentos. Apesar de exigir um alto investimento por hectare, o custo acaba sendo bastante interessante devido à alta produção.
Produtividade do milho
É comum ver pecuaristas que produzem silagem de milho terem propriedades com manejos muito bons do gado e da ensilagem, mas com um manejo não tão bom assim nas lavouras de milho. Uma coisa que exemplifica isso é a produtividade de milho em grãos no Brasil. Não existem dados estatísticos sobre a produção de silagem de milho no país, mas as estatísticas de produção de milho em grãos podem ser extrapoladas para silagem.
Segundo dados estatísticos, a média de milho em grão na safra é de 5.500 quilos por hectare, sendo que, nos EUA, essa produtividade é o dobro, em cerca de 11.000 quilos por hectare. Provavelmente, isso se repete com a silagem de milho, com uma produção de cerca de 40 a 45 toneladas por hectare.
Apesar de muitas pessoas alegarem que essa baixa produtividade é devido ao clima, é possível aumentar essa produtividade para cerca de 50 a 60 toneladas de massa verde com um bom manejo em praticamente todo o Brasil, com exceção das regiões muito áridas.
O que afeta a produtividade do milho?
Existem dois problemas que afetam a produtividade do milho:
1) Clima
O clima é um fator que não pode ser controlado. No entanto, é possível conhecer o histórico climático de cada região para que as operações agrícolas sejam feitas em uma época de menor risco.
2) Manejo
Esse é o fator que está nas mãos do produtor. É possível estragar toda uma cultura com um manejo mal feito, bem como aumentar muito a produtividade da cultura se essa for bem manejada.
Apesar de ser uma cultura vastamente difundida, o correto manejo da lavoura é fundamental para garantir o sucesso da produção e qualidade da silagem.
Fonte: Educapoint

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio