25/11/2020

07:53

Qual a idade mínima para a primeira cria de uma novilha?

Qual a idade mínima para a novilha ter sua primeira cria? Tive duas novilhas que pariram uma com 1 ano e 11 meses e a outra com 2 anos e 1 mês”, disse telespectador em mensagem ao Giro do Boi.

Para atender o criador, o programa consultou o médico médico veterinário Leonardo Souza, sócio-diretor da Qualitas Melhoramento Genético.

“Quanto mais nova uma fêmea parir, maior será a sua precocidade sexual e isso é uma grande qualidade”, resumiu Souza.

“O mais importante é proporcionar nutrição adequada para que ela possa se desenvolver bem e ter um parto normal, sem a necessidade de assistência humana, podendo assim reemprenhar rapidamente após o parto”, ponderou.

“Essa nutrição também deve ser adequada para que ela possa produzir leite em quantidade suficiente para o bom desenvolvimento de seu bezerro uma vez que nas primeiras lactações o volume de leite é menor”, relatou.

“No caso da raça Nelore, o ideal é que fêmeas que emprenharem por volta dos 14 meses estejam pesando 300 kg no momento da concepção e pelo menos 420 kg no momento do parto. Isso facilitará a vida dessa jovem matriz. Estas metas são atingidas com genética e uma suplementação proteico-energética, na proporção de 0,5 a 0,7% do peso vivo da desmama da novilha super-precoce até ela emprenhar pela segunda vez aos 2 anos de idade”, detalhou.

 

Fonte: Giro do Boi

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio