16/10/2020

08:30

Queda no abate de fêmeas faz rebanho bovino crescer no Brasil

De acordo com o IBGE, Mato Grosso teve o maior crescimento em 2019. Município com maior número de animais é São Félix do Xingu (PA)

Depois de dois anos seguidos de queda, o rebanho bovino do Brasil voltou a crescer em 2019. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta de 0,4% em comparação com 2018 levou o número de cabeças de gado para 214,7 milhões, o que coloca o país na condição de detentor do segundo maior rebanho bovino do mundo e maior exportador desse tipo de carne.

Segundo os pesquisadores, o aumento no ano passado está vinculado a uma maior retenção de fêmeas, por conta dos bons preços no mercado, situação que sugere uma mudança de ciclo de baixa para o de alta na pecuária. Os bons resultados das vendas de carne bovina para o mercado externo estimularam a produção no país.

“Em 2019, verificamos uma queda na participação das fêmeas no abate, sugerindo uma transição do ciclo de baixa para o de alta da pecuária, que é quando o produtor passa a reter fêmeas devido aos bons preços de mercado”, explica a supervisora da pesquisa Mariana Oliveira, de acordo com o divulgado pelo IBGE.

Ainda conforme o instituto, o crescimento foi puxado por Mato Grosso, maior produtor do país. Em 2019, o estado aumentou seu rebanho em 5,1%, totalizando 31,7 milhões de cabeças de gado. Os pecuaristas mato-grossenses respondem por 14,8% do rebanho nacional.

Por município, o ranking é encabeçado por São Félix do Xingu (PA), com 2,2 milhões de cabeças. Em seguida, aparece Corumbá (MS), com 1,8 milhão. Outro destaque foi o município de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), que teve uma alta de 14% no número de cabeças e passou de sétimo para terceiro lugar, com 1,2 milhão de bovinos.

 

Fonte: Revista Globo Rural

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio